sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ESTUDO DA SEMANA: O QUE É PECADO?

A Definição do Pecado a Luz da Queda do Homem

Existe diversos termos que são usados para definir o que vem a ser pecado. A expressão mais comum é errar o alvo, errar o caminho, ser achado em falta.Pecado é deixar de seguir a orientação divina (Ef 2.3); É errar o alvo estabelecido (1Jo 3.4), ou seja, não atingir os padrões divinos; O pecado começou com aquele que disse: “Eu farei! Eu subirei!Eu exaltarei o meu trono!Eu me assentarei!” (Is 14. 12-15); pecado é: vivo como quero; Santidade é: vivo como Deus quer.

O Significado do Pecado

Transgressão da lei (Hb 2.2; 1Jo 3.4). Violação da ordem de Deus.
Impiedade (Rm 1.18; Tt 2.12; 2Tm 2.16).Falta de reverencia, uma ação sem piedade.
Desobediência (Hb 2.2). Insubmissão ou rebelião, coisa que diante de Deus é como a feitiçaria (1Sm 15.2)
Iniqüidade (Rm 2.8; 1Jo 5.17) Significa uma falta de eqüidade, de reconhecimento do direito ou princípios imutáveis da justiça. É algo que promove a desordem e quanta desordem o pecado não causou na vida do homem!

Realidade da Ação do Pecado

Todo homem nasci em pecado (Sl 51.5).
Deus visita a iniqüidade dos pais nos filhos ( Ex 34.7).
O pecado separa o homem de Deus (Is 59.2).
O pecado é uma carga pesada (Sl 38.4; Mt 11.28).
O pecado é uma obra satânica (1Jo 3.8).
Estão todos carregados de iniqüidade (Is 1.4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário